top of page

   KAYAMI SATOMI - É o idealizador e diretor artístico da Violoncelada Peirópolis.
Nascido em uma família de músicos, Kayami iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade com sua mãe, Alice Lumi. Aos sete ingressou como aluno de extensão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mesma instituição onde, mais tarde, cursou Bacharelado em violoncelo. Kayami fez mestrado na Escola Superior de Música de Münster, na Alemanha, onde se formou com nota máxima e no período de estudos na Alemanha, foi bolsista da Fundação Yehudi Menuhin. Em seu período de formação ele teve como professores regulares de violoncelo: Nelson Campos, Felipe Aquino e Matias de Oliveira Pinto. Em festivais fez master classes com Antonio Meneses, Zygmunt Kubala, Alceu Reis, Colin Carr e Matt Haimovitz.

   

   O violoncelista foi laureado em diversos concursos, entre eles o primeiro lugar nos concursos: Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba), Paulo Bosísio (Juiz de Fora), Francisco Mignone (Rio de Janeiro), e recebeu também o Prêmio Mariuccia Iacovino, no I Concurso Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, no Rio de Janeiro. Paralelamente, freqüentou muitos festivais e encontros – destacando Accademia Chigiana em Siena /Itália, Kronberg/Alemanha, Manchester/Inglaterra, Amsterdam Cello Biennale, entre outros.

​

   Foi membro fundador do Grupo Quarta Dimensão, um trabalho de pesquisa sonora com forte inclinação para música brasileira, que registrou sua composição “Baião Mimoso” e sete de seus arranjos no CD “Músicos e Poetas”. Tocou no "International Festival of the Young Musicians- Prishtina/Kosova", em Kosovo e em Breslau (WrocÅ‚aw), Polônia. Participou do Ensemble Hörsinn em Münster, grupo de música contemporânea.

 

   Kayami já se apresentou em salas da América Latina, Europa e Estados Unidos, e já atuou sob a batuta de maestros como Roberto Minczuk, Kurt Masur e Cristoph Eschenbach. Em julho de 2007 foi solista do Concerto de Elgar, em Berlim, com a Orquestra Filarmônica da Universidade Humboldt, sob a regência de Constantin Alex. No mesmo ano, solou as Variações sobre um tema Rococó, de Tchaikovski, dentro da programação "Solisten Forum" em Münster, e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência de Marcos Arakaki. Realizou a estréia latino-americana do concertino para violoncelo e orquestra, intitulado “El Luisón del Yvytyrusu”, de Diego Haase, em Assunção, sob a batuta do próprio compositor, em 2005. Em 2015 solou o concerto de Dvorák com a orquestra do FIMCE, na cidade de La Serena - Chile. No Brasil, atuou como solista com orquestras do estado de São Paulo, Bahia e da Paraíba, sob a regência de Osvaldo Ferreira, Ernest Mahle, Aylton Escobar, Luís Carlos Durier e Rodrigo Müller.

 

   Atualmente Kayami é professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, onde ensina violoncelo e música de câmera. Faz duo com o pianista brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Ronaldo Rolim. Além de violoncelista, Kayami atua também como regente e constantemente coordena grupos e festivais. É diretor artístico do UDI Cello Ensemble, um octeto de violoncelos fundado por ele no ano de 2009.

   MATIAS DE OLIVEIRA PINTO - Natural de São Paulo onde iniciou seus estudos musicais e aos 18 anos ainda aluno de Zygmund Kubala torna-se professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1980, muda-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Na Europa estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste.

Pedagogo muito solicitado, é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster e dá Master Classes em muitos países.

 

   Matias de Oliveira Pinto realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando se também em importantes festivais. Faz Duo com a pianista Viviane Taliberti e se apresenta regularmente como violoncelista do Modern Art Sextet Berlin e Turmalin Trio. Diretor Artístico do Festival Celloherbst na Alemanha, tem se apresentado também como regente em varios paises Europeus.

​

   Em Berlim se apresenta nas salas de concertos mais importantes da cidade (Philharmonie, Konzerthaus, Appollo-Saal der Staatsoper,etc.). Gravou Cd`s pelos selos europeus Academy, Kreuzberg Records, Bella Musica, Hungaroton Classics e Cello Colors.

   HUGO PILGER - Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Hugo Pilger (Porto Alegre-RS, 1969) iniciou seus estudos de violoncelo na Fundarte (Fundação de Artes de Montenegro-RS) com Milton Bock. Em 1987 passou a estudar no Rio de Janeiro com Marcio Malard e em 1994, na classe do professor Alceu Reis, formou-se no curso de Bacharelado em Instrumento - Violoncelo da UNIRIO, instituição na qual concluiu seu Mestrado em Música em 2012.

 

   Como solista, se apresentou à frente de várias orquestras, dentre elas: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

 

   Realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. Em 2006 fez a estreia no Brasil da importante obra para violoncelo e orquestra Tout un Monde Lointain do compositor francês Henri Dutilleux e em 2009 a estreia sul-americana do concerto para violoncelo e orquestra Pro et Contra do compositor estoniano Arvo Pärt. Das obras que lhe foram especialmente dedicadas, destacam-se: Sonata nº 2 para Violoncelo Solo de David Ashbridge, Orégano de Ricardo Tacuchian, Meloritmias nº 10 de Ernani Aguiar, Serenata pro Pilger de Maurício Carrilho, Reflexões sobre a Ostra e o Vento de Wagner Tiso e Sortilégios de Marcos Lucas.

 

   Hugo é primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali e professor da classe de violoncelo da UNIRIO. Com a pianista Lúcia Barrenechea lançou o CD duplo, DVD e BluRay intitulado “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano”, gravação que contém o primeiro registro do violoncelo que pertenceu ao compositor Heitor Villa-Lobos, um Martin Diehl de 1779, projeto que ficou entre os três finalistas do Prêmio da Música Brasileira de 2015.

 

   É autor do livro “Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.” Recentemente (2016) gravou o CD solo intitulado “Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar” com obras para violoncelo do compositor.

​

     EDUARDO SWERTS - Natural de Belo Horizonte, onde graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Seguiu seus estudos na Alemanha, concluindo o mestrado, o Artist Diploma e o curso de Música de Câmara na Musikhochschule Münster e na Robert Schumman-Hochschule Düsseldorf. Seus orientadores foram Abel Moraes, Matias de Oliveira Pinto e Franziska Batzdorf. Realizou master classes com Antonio Meneses, Maria Kliegel, Peter Bruns e Márcio Carneiro, entre outros.

 

  Integrou orquestras no Brasil, na Alemanha, no Festival delle Nazioni na Itália e, durante duas temporadas, foi Violoncelo Principal da Orquestra das Américas. Apresentou-se como solista em Portugal, no Festival do Algarve, na Alemanha, no Solistenforum Münster, e na estreia de Dos Pampa Sur, de Rufo Herrera, com a Orquestra de Câmara Ouro Preto. Venceu o Concurso de Música de Câmara de Münster com a pianista Risa Adachi, apresentando-se na Alemanha, na Grécia e em Portugal, além da gravação e transmissão ao vivo do concerto pela rádio alemã WDR3.

​

   Entre 2010 e 2012, lecionou na Staatliche Musikschule des Emslandes e na Musikschule Steinfurt. Foi também professor assistente de Matias de Oliveira Pinto na Academia da Musikhochschule Münster. Eduardo foi bolsista do KAAD (Serviço Acadêmico Católico para Estrangeiros) e da fundação Yehudi Menuhin – Live Music Now. Também é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

   GABRIEL GONÇALVES - Natural de Goiânia/GO e radicado em Uberlândia/MG iniciou seus estudos musicais em 2006 com o professor Kleper Rezende, no Projeto Orquestra Jovem de Uberlândia patrocinado pelo Instituto ALGAR. Em 2007 ingressou no curso de extensão da Universidade Federal de Uberlândia oferecido na época pela professora Laura Mac-Knight Di Maule, em 2009 passou a estudar com o professor Me. Kayami Satomi, no mesmo curso, em 2011 ingressou à mesma universidade e se formou como Bacharel em Violoncelo neste ano de 2017.

 

   Gabriel participou de festivais em Uberlândia (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), tocando com renomados professores, tais como Matias de Oliveira Pinto, David Gardner, Dennis Parker, Jefrey Lastrapes, Cláudio Urgel, Lars Hoef e Kim Bak Dinitzen. Teve participação como candidato no XIV Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, categoria B, em 2011, e também no I Concurso Internacional de Violoncelo do Rio International Cello Encounter em homenagem a H. Villa-Lobos em 2013. Também em 2013, foi um dos selecionados para fazer parte da programação da série de recitais do Segunda Musical em Belo Horizonte (MG).

 

   Como membro atuante do Udi Cello Ensemble, o grupo de violoncelos de Uberlândia dirigido pelo professor Me. Kayami Satomi, têm se apresentado pelos principais centros culturais do Brasil, tais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), dentre outros, contando também com a experiência internacional de ter se apresentado junto ao grupo participando do FIMU, Festival Internacional de Música Universitária, na cidade de Belfort, na França em 2013.

 

   Paralelamente às atividades do Udi Cello Ensemble ministra aulas de violoncelo em Uberaba, e atua como chefe de naipe na Orquestra Municipal de Uberaba.

CONVIDADA ESPECIAL

risa.jpg

RISA ADACHI -  nascida em Hyogo, Japan, onde em 2005 tirou o seu diploma de Bacharelado em Música. Desde 2005 estudou na Musikhochschule Münster na classe do Prof. Michael Keller, onde em 2007 concluiu com sucesso o Künstlerische Ausbildung. Estudou Música de Camara e acompanhamento na Robert Schumann Hochschule de Düsseldorf na classe do Prof. Yumiko Maruyama, e em 2012 recebeu o seu certificado com distinção. Nos anos de 2009 e 2010 apresentou-se na WDR-Sendungen, e no ano de 2012 no Festival Rheingau Musik. Alem disso desde 2009 é bolsista do Yehudi Menuhin Stiftung Live Music Now. Participou de Master Classes com Prof. Rudolf Kehrer, Prof. Stefan Arnold e Herrn Paul Gulda. Desde abril de 2009 é professora contratada na disciplina de Correpetiçao na Musikhochschule Münster e desde novembro 2012 e tambem professora contratada na disciplina de acompanhamento de piano na Robert-Schumann Hochschule de Düsseldorf. Alem disso foi convidada para atuar como pianista correpetidora em Master Classes com musicos como Prof. Matias de Oliveira Pinto, Prof. Helge Slaatto e Prof. Martin Löhr.

  • Facebook Social Icon
facebook/violoncelada
  • Instagram ícone social
@violoncelada
bottom of page